3 dicas para reduzir custos usando Tecnologia

Já imaginou se você conseguisse reduzir até 30% dos seus custos utilizando tecnologia?

Isso é completamente possível e muitas empresas estão alcançando economias algumas vezes bem maiores porque estão utilizando a tecnologia certa para fazer as coisas certas.

Nesse artigos vamos lhe explicar como reduzir custos com a tecnologia com 3 dicas simples.

Dica 1: Reduzir custos com papelaria e impressão

Se sua empresa ainda utiliza muito papel para se organizar ou para documentar processos, você pode reduzir significativamente seus custos.

Para você ter uma noção, só o Brasil consome 800 mil toneladas de papel por ano. Além do desperdício e muita árvore derrubada para muitas vezes ser simplesmente jogada no lixo

Mas papel é tão barato…

É, mas ele trás consigo outros custos: é preciso guardar em armários e gavetas, comprar pastas, envelopes, caixas, canetas, impressoras, toner da impressora, grampeadores e por aí vai… a lista não acaba.

Mas como posso substituir os papéis?

Se você utilizar alguns aplicativos ou sistemas de informação adequados ao seu negócio você conseguirá reduzir ou até mesmo eliminar o uso dos papéis.

Separei aqui alguns aplicativos que vão te ajudar nessa missão:

  • Google Docs – te ajuda a editar, armazenar e compartilhar documentos com a sua equipe;
  • Dropbox – pode te ajudar a armazenar arquivos e fotos de documentos escaneados;
  • WeTransfer – se você precisa enviar grandes documentos para colaboradores, fornecedores e clientes, essa é uma ótima opção uma vez que alguns emails não permitem anexar arquivos grandes.
  • Contraktor – serviço Brasileiro que permite enviar e assinar documentos digitalmente.
  • E-mail – Sim, ele mesmo! 🙂 Que tal enviar documentos por e-mail ao invés de imprimir arquivos e entregar pessoalmente?!

Dica 2: Reduzir custos com fornecedores

A tecnologia está mudando tudo, tudo mesmo. Não só o seu negócio, mas também dos seus fornecedores.

Veja só se algumas dessas soluções podem lhe ajudar:

  • O Uber pode ser usado por Empresas para reduzir custos de transporte dos colaboradores;
  • Aplicativos fazem entrega de qualquer coisa e até saques em espécie – seria o fim do office boy ou uma nova oportunidade para eles?!
  • O Canva permite criar peças gráficas até pelo celular. Alguns trabalhos simples podem ser feitos dentro da sua empresa antes de chamar uma agência.
  • Alguns serviços terceirizados utilizam a tecnologia para automatizar processos e conseguem oferecer planos mais acessíveis. Um exemplo disso são os escritórios de contabilidade online, como o Contabilizei;
  • Você utiliza boletos? Fica atento às taxas do seu banco pois existem soluções mais baratas e com sistemas automatizados, como o Iugu.

Dica 3: Reduzir custos com funcionários

Como empresário você sabe que não é nada fácil contratar funcionários no Brasil.

Os custos e encargos são muito altos e um colaborador com um salário de R$ 2.000,00, por exemplo, chega a custar até 183% desse valor para a empresa.

Ok, então não vou precisar mais contratar novos funcionários?

Vamos com calma. A sugestão é: otimizar o trabalho utilizando aplicativos e métodos que turbinam a produtividade.

Costumo dizer que precisamos deixar o computador trabalhar pela gente.

Se passamos uma manhã inteira perdendo tempo com planilhas, papéis ou repetindo a mesma coisa várias vezes, pode ter certeza que o computador poderia estar fazendo isso por você.

Uma vez que você consiga otimizar a produtividade da sua empresa, reflita novamente sobre a necessidade de contratar um novo funcionário.

O que acontece normalmente é que sendo mais produtivos, os funcionários vão poder trabalhar com mais afinco fazendo o que realmente amam. Além disso algumas habilidades humanas que são incríveis, como o relacionamento interpessoal, a criatividade e a análise de problemas complexos não serão substituídos tão cedo pelos computadores.

Conclusão

A tecnologia está aqui para facilitar a vida de todos, criando facilidades, aumentando a produtividade e reduzindo custos. Nosso papel é aprender a utilizá-la da melhor forma e ficar de olho nas novidades, já que as mudanças são constantes e a todo dia surge uma nova forma de otimizar nosso trabalho.

Otimizando o trabalho podemos inovar, podemos atender mais clientes, e atender com mais qualidade; por fim, lucrar mais.

Espero que você tenha gostado desse post!

Se gostou deixa um comentário e até a próxima.

PS: Criamos um Checklist com 10 passos para usar a tecnologia do jeito certo. É um material gratuito que você poderá baixar e aplicar hoje mesmo na sua empresa.


Checklist:

10 Passos para usar a Tecnologia do Jeito Certo

Conheça o Passo-a-Passo simples e prático de como aproveitar o melhor da tecnologia no seu negócio.

Baixe Grátis